quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Bellissima!

Regressei de Roma, e devo dizer que ADOREI a Città Eterna...é simplesmente fabulosa!
Todos os monumentos e ruínas, o trânsito que na sua confusão é tão ordeiro, as pessoas muito simpáticas e prestáveis, as ruas sempre animadas...é uma cidade encantadora!

Partimos do aeroporto de Lisboa às 12 e 50, para fazer escala em Madrid. A viagem foi agradável e rápida. De Madrid apanhámos o avião que nos levou ao aeroporto Fiumicino em Roma...e foi neste voo que apanhei o maior susto da minha vida...pois, a aterragem não foi muito agradável, havia uma tempestade enorme e ventos muito fortes...mas acabou tudo em bem...foi só o susto!
Passado este "pequeno" precalço, apanhámos o Expresso Leonardo para o centro de Roma, onde nos instalámos num simpático e acolhedor hotel.

No dia seguinte, às 7 da manhã, já estava a dirigir-me para a zona que mais queria conhecer, a mais importante de Roma Antiga, o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino...
É impossível descrever o que senti quando vislumbrei pela primeira vez aquele monumento enorme, em tamanho e em grandiosidade...parece algo retirado de um filme, onde tudo é harmonioso, até a luz, e que ainda encaixa tão bem naquela cidade...consegui imaginar na perfeição as multidões que aplaudiam os gladiadores e ao mesmo tempo, conseguia ouvir e sentir as tantas histórias que aquelas pedras ainda contam em silêncio!
Nas redondezas do Coliseu era a animação total! Mesmo em Novembro, aquele local enche-se de turistas que, tal como eu, procuram souvenirs nas muitas barraquinhas aí existentes e aproveitam para captar o Coliseu, para sempre, ou então para tirar fotos junto aos vários centuriões e legionários que teimam em não desaparecer.
O Fórum Romano e o monte Palatino foram as próximas paragens. Foi um passeio fabuloso, por entre aquelas ruínas que impõem silêncio e respeito, onde ainda se sente a presença dos grandes nomes da Roma Antiga, e permitem que a imaginação se perca na história de uma civilização que pensava e agia em grande. Testemunhos disto, são os pedaços que restam de templos e palácios que se erguem até alturas indescritíveis!
No Capitólio, conheci mais sobre a história da actual Itália, e no seu topo perdi-me nas paisagens a perder de vista desta magnífica cidade...Mais tarde, gozámos um pôr do sol magnífico sobre o rio Tibre, ou Tavere em italiano, e as suas inúmeras pontes...foi um fim de tarde fabuloso!

No dia seguinte, visitámos as termas de Dioclesiano, parte do Museu Nacional Romano, caminhámos até à Praça de Espanha e as suas fabulosas escadarias, percorremos a famosa Via Condoti, a rua "da moda", lançámos uma moeda sobre os ombros à Fontana di Trevi, como garantia de lá voltar (e vou com certeza), visitámos o Panteão, a obra arquitectónica mais bem conservada e conseguida da Roma Antiga e descansámos um pouco na Piazza Navona, onde ouvimos um tenor a dar largas à sua voz, e que voz!
Por todas as ruas que passávamos havia algo para descobrir, ou uma igreja sumptuosa, colunas romanas perdidas no tempo, fontes exuberantes ou então uma simples praça cheia de movimento!
Neste dia, visitámos ainda o Castel Sant' Angelo, nas margens do rio Tibre, que era anteriormente o mausoleu de Adriano e sua família. Aqui, tínhamos uma vista fantástica sobre Roma, o Vaticano e a Basílica e Praça de São Pedro...

Deixámos para o último dia a visita ao Vaticano, que me deixou de queixo caído com tanta ostentação e beleza!
Subímos à cúpula da Basílica, e para isso tivémos que enfrentar umas 400 escadas, sem exagero, mas chegando ao topo, a imagem que nos aparece diante dos nossos olhos vale todos os degraus subidos! Visitámos ainda, os túmulos dos Papas, onde se ouvia incessantemente, a voz de uma senhora que pedia aos visitantes, em diversas línguas, para permanecerem em silêncio...ainda conseguia fazer mais barulho que as dezenas de visitantes...
Seguidamente, decidimos enfrentar a fila a perder de vista para as bilheteiras do Museu do Vaticano e Capela Sistina! Curiosamente, a fila tinha desaparecido e foi muito mais rápido do que pensávamos, sorte!
Aconselho a todos este museu, que aliás é o melhor do mundo, sem dúvida...salas e mais salas, corredores e jardins recheados de arte, história, beleza, cor, perfeição...fabuloso!!!! Depois veio finalmente a Capela Sistina, e devo dizer que é de faltar o ar, não só pela enorme e indescritível beleza da obra de Michelangelo e companhia, mas porque estava apinhada de gente que mantinha a mesma posição da cabeça durante largos minutos e soltava admirações longas e sentidas...é realmente fora de série, o facto deste artista ter feito de um tecto quase plano parecer uma abóbada e que as cenas representadas parecerem movimentar-se...sem palavras!!!!
Para relaxar e descansar os pés e pernas, apanhámos um autocarro que leva turistas em passeios pela cidade, e passámos de novo pelos locais mais importantes de Roma, disse um último adeus ao Coliseu e prometi a mim mesma (sem lançar qualquer moeda à Fonte de Trevi), que voltaria para poder deslumbrar-me de novo com a cidade pela qual me apaixonei!

No dia que se seguiu, era o dia de regresso, que também é uma parte boa quando se viaja, voltar a casa...mas já com muitas saudades destes dias que conheci coisas que jamais me irei esquecer, que percorri Roma a pé...a cidade que é eterna, bela e inesquecível!







"O Rome! my country! city of the soul!"
Lord Byron

1 comentário:

sweetnovember disse...

Olá Marta,

Adorei ler o relato sobre a tua viagem a Roma!Eu não disse que ias adorar:)
Tirando esse precalço do avião que não deve ter sido nada agradável (também já apanhei alguns e não é lá muito bom) aproveitaste ao máximo toda a beleza de Roma.
As fotos também estão muito giras.
Beijinhos, Patrícia